ARTE EDUCAÇÃO (espaço do professor)

Como parte da formação cultural do indivíduo, a disciplina Arte tem uma grande responsabilidade no intuito de minimizar a intolerância e o preconceito. O objetivo não é necessariamente interferir nos gostos pessoais, mas mostrar que o respeito ao gosto e a cultura alheia é fundamental. 
Para tanto, no Ensino Médio, além do conhecimento sobre a produção artística em todos os tempos por meio da historia da arte, trabalha-se paralelamente os quatro eixos: Artes visuais, Música, Teatro e Dança. Em minhas aulas incluo o cinema por entender a grande influência de uma produção cinematográfica sobre a construção de opiniões.
Assim, nessa página, deixarei minha contribuição como arte educadora apresentando algumas propostas metodológicas sobre os eixos supracitados, objetivos e resultados das  atividades realizadas em sala de aula nas turmas do Ensino Médio(integrado ao técnico) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Aula - ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA

Como trazer as linguagens contemporâneas para o espaço escolar? E porquê?
As mudanças no mundo da arte acontecem frequentemente e cada vez mais rápido. É preciso acompanhar e compreender essas mudanças inclusive porque isso vai interferir no conceito da arte que não pode ser reproduzido o mesmo de tempos atrás, que é o que geralmente acontece...
Em um simples diagnóstico com os ingressantes do ensino médio, pergunta-se o que ele entende por arte e prontamente respondem que "arte é a expressão de sentimento". Isso foi no século passado. Hoje é muito mais do que isso... e tem diversas variantes desse conceito (confira: o que é arte?).
A arte contemporânea já tem como princípio básico a aproximação do público com sua produção, isso significa que podemos transformar a escola em uma grande galeria de arte contemporânea, com múltiplas abordagens reflexivas. Precisamos apenas estimular os alunos a gerarem boas ideias a partir de elementos simples que estão em nossa volta. 
Após apresentar as definições e exemplos de arte conceitual, ready made, instalação, intervenção urbana, video arte, performance e arte efêmera inicialmente, os alunos formam pequenos grupos e são convidados a escolher uma dessas linguagens para fazer uma intervenção artística na escola. Depois da execução eles devem observar a reação das pessoas ao verem as obras e registrar para posterior socialização em sala. 

Alguns exemplos:















Confira também:

AULA - ESTILOS MUSICAIS


Saudações Artísticas
Carla Camuso

Nenhum comentário:

Postar um comentário