terça-feira, 1 de março de 2016

Junk Art


Maternités - Jean Pierre Augier
O termo Junk Art (tradução literal: arte lixo) foi empregado pela primeira vez pelo crítico britânico de arte e curador Lawrence Alloway em 1961, para descrever obras de arte feitas a partir de sucata de metal, máquinas quebradas, trapos de pano, madeira, papel e outros materiais "achados". Materiais banais, usuais no dia a dia são a sua marca de identificação. 

Mas essa ideia não é recente. O movimento modernista iniciado no início do século XX já pregava a fuga dos materiais tradicionais e a vontade de mostrar que a arte pode ser feita com qualquer coisa.

O artista dadaísta Marcel Duchamp (1887-1968) se destaca como sendo um dos pioneiros, pela sua coragem e excentricidade ao criar os “ready-mades”, um artigo produzido em massa, escolhido aleatoriamente, isolado de seu contexto habitual e apresentado como uma obra de arte.
Temos como exemplo a famosa Roda de bicicleta, um ready made elaborado em 1913 e que se encontra atualmente no Centro Pompidou em Paris

Marcel Duchamp - Roda de bicicleta (1913)
Picasso - Guitarra (1913)

Famoso na história da arte, o cubista Pablo Picasso sem dúvida nenhuma também está entre os precursores da Junk art, visto que, no mesmo período que Duchamp, sai do eixo pictórico para lançar a sua guitarra cubista sintética feita com chapas metálicas e fios. A peça encontra-se atualmente no MoMA - Museu de Arte Moderna.



O artista ucraniamo Vladimir Tatlin, viaja para Paris em 1913 e se empolga com as construções tridimensionais de Picasso, levando para Rússia a ideia de produzir esculturas abstratas com diversos materiais, formando a base para a criação do movimento Construtivista.  Em 1914, utilizando ferro, cobre, madeira e cordas em suas experimentações estéticas surgem trabalhos como o Relevo de Esquina.
Vladimir Tatlin, 1914

E os trabalhos vão ganhando outras proporções, saindo dos limites das galerias como as obras do Norte Americano David Smith "Hudson River Landscape" de 1951
David Smith - 1951
Enfim, os exemplos são múltiplos e o legado é o que nos interessa. Com essa revolução vanguardista hoje temos a possibilidade de apreciar o trabalho criativo de diversos artistas contemporâneos, que aproveita os detritos urbanos pesados e sem vida, gerando uma metamorfose estética impressionante.


A popularidade do que é agora visto como um tipo de arte contemporânea com um sentido mais moderno da estética, é tão grande que objetos de lixo estão começando a aparecer em todos os tipos diferentes de arte, incluindo pintura, escultura, assemblage (colagens com objetos e materiais tridimensionais), instalação e arte conceitual.

Selecionei alguns contemporâneos que sintetizam perfeitamente a Junk Art em todos os seus conceitos:

1. Jean Pierre Augier - O escultor francês encontra sua inspiração em ferramentas antigas ou em objetos de ferro transformando-os em personagens em movimentos:




2. Nirit Levav - Israelita formada em design, Nirit é uma artista multidisciplinar, que tem muita afinidade com a arte e reciclagem. Os trabalhos abaixo foram feitos com correntes de bicicleta velhas.


 
3. Hasan Novrozi - desenvolveu suas técnicas no Irã e criou uma coleção de animais que parecem vivos e cheios de emoção. Eles são montados a partir de peças de metal, componentes automotivos e outros tipos de sucata.




4. Jota Azevedo - Os brasileiros não ficam de fora... o artista em questão é pernambucano e enfatiza que a sua ideia não é somente criar arte com material reciclado e sim cuidar da educação ambiental de jovens e crianças


5. Armando Olive - Para finalizar, já que estamos diante de uma sociedade tecnológica altamente descartável, em que trocamos de aparelho a cada lançamento produzindo com isso uma enxurrada  de lixo eletrônico, a criatividade desse artista cearense mostra-nos alguns caminhos...   




E então? Em tempos difíceis, esse é um convite e tanto aos criativos de plantão. A matéria prima certamente está bem pertinho de nós!

Abraços
Carla Camuso

Conheça melhor os artistas contemporâneos citados:
Nirit Levav - http://www.niritlevav.com/portfolio/ 
Hasan Novrozi - http://www.awesomeinventions.com/steampunk-animal-sculpture/
Jota Azevedo - http://jotazevedo.blogspot.com.br/
Armando Olive - http://www.armandoolive.net/

Outras fontes:
 
Visual Arts Encyclopedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário