quinta-feira, 9 de julho de 2015

Artistas brasileiros contemporâneos

 
Arte contemporânea é a arte produzida no tempo presente. Se desenvolve a partir da arte pós-moderna, sucessora da Arte Moderna. Somos acostumados a entender "moderna" e "contemporânea" como palavras sinônimas, o que resulta em uma certa identificação dos termos "arte moderna" e "arte contemporânea" por pessoas que não são especialistas em arte. Contudo, no decorrer da história da arte ficaram demarcados os limites entre o moderno, pós-moderno e contemporâneo.
A arte moderna inicia no limiar do século XIX. Com o surgimento do registro fotográfico, o artista que basicamente tinha como objetivo nesse período reproduzir a realidade, passa a imprimir as suas impressões sobre o mundo que o cerca, deixa explícito a marca do pincel, sentimentos, experiências diversas.
A arte pós-moderna chega em torno de 1960, quando o mundo já estava sendo absorvido por inovações tecnológicas e especialmente sendo seduzidos pelas quebras de barreiras fomentadas pelo capitalismo contemporâneo. A partir da década de 80, críticos de arte já anunciam a morte das vanguardas pós-modernas e abre-se o caminho da arte contemporânea, que,  ano após ano vem trazendo como marca novidades cada vez mais envolvidas com a ERA DIGITAL. 

O Brasil, um país sempre conectado com a cultura externa, acompanhou a evolução da arte, carregando em sua bagagem a velha mistura antropofágica, consumindo o que está sendo produzido no mundo e fazendo os devidos ajustes dentro de seus contextos. 
Aqui estão alguns artistas nacionais contemporâneos de destaque:


1. BEATRIZ MILHAZES 

Artista carioca, traz em suas telas motivos decorativos e extremamente coloridos.
Obra: "Meu Limão”  arrematada por 2,1 milhões de dólares.

 Arte Contemporânea   Três artistas plásticos brasileiros que você precisa conhecer: Beatriz Milhazes, Vik Muniz e Romero Brito

2. VIK MUNIZ 
Trabalha com lixo e materiais descartáveis, famoso internacionalmente, ganhou em 2010 um vídeo documentário sobre suas obras intitulado “Lixo Extraordinário”



3. OS GÊMEOS - OTÁVIO E AUGUSTO PANDOLFO

Paulistas que conquistaram as paredes do mundo. Realizaram inúmeras mostras individuais e coletivas em museus e galerias de diversos países, como Cuba, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Lituânia e Japão.

 

 


4. FRANZ KRAJCBERG

Nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, Franz mora literalmente em cima de suas obras. Construiu sua casa em Nova Viçosa na Bahia em cima de árvores que se tornou sua principal temática. Krajcberg se propõe a transformar troncos e galhos em esculturas, em sinal de protesto diante da "barbárie"do homem contra a natureza. 




5. Eduardo KOBRA

Natural de São Paulo, Kobra é um artista muralista que se destacou por uma série de murais tridimensionais, muitos deles permitindo que o público interaja com a obra. Realiza exposições dentro e fora do Brasil. Conhecido também por suas pinturas 3D sobre pavimentos.

IMG_5585sdsd


dddd



Saudações artísticas
Carla Camuso



 Webliografia:
http://fashionbubbles.com
http://osgemeos.com.br
http:// planetasustentavel.abril.com.br
http://eduardokobra.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário