domingo, 27 de dezembro de 2015

Surrealismo contemporâneo


Rafal Olbinski

André Breton, teórico do grupo que deu origem ao surrealismo e dos quais fazem parte Salvador Dali, Juan Mirò, Max Ernest, René Magritte, definiu o movimento como:

"Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe a expressar, verbalmente ou por escrito, ou de qualquer outra forma, o funcionamento real do pensamento. Ditada pelo pensamento, na ausência de qualquer controle exercido pela razão, fora de qualquer preocupação estética ou moral ".
 
Nascido na primeira metade do século XX, o surrealismo tem sua inspiração nos estudos de Freud e  obviamente no mais fiel elemento do inconsciente humano: o sonho.

"O sonho é a produção psíquica que ocorre durante o sono e é caracterizada por imagens, percepções, emoções que se desenvolvem de maneira irreal ou ilógica."(MORANTE, 2015) 
Apesar de toda explicação técnica do Breton podemos de forma bem simplista  nos apropriar do conceito de sonho trazido por Francesco Morante e trazer para a produção visual surrealista: Busca se expressar por meio de imagens, percepções, emoções que se desenvolvem de maneira irreal ou ilógica. 
Alguns movimentos artísticos de vanguarda enfraqueceram ou apenas ficaram presos ao passado. Outros se perpetuaram e se adaptaram aos contextos contemporâneos, como é o caso do surrealismo e continuam nos proporcionando o prazer de apreciá-los com o mesmo encantamento que temos ao ver uma obra do mesmo estilo da década de 20.
Confiram  abaixo alguns desses neo surrealistas !

1. Rafal Olbinski

Artista polonês que imigrou para os Estados Unidos em 1981, onde logo se estabeleceu como um pintor de destaque, ilustrador e designer.

2. Vladimir Kush 

Artista russo, mas que atualmente vive em Los Angeles. Se utiliza de truques de imagens e/ou elementos que se formam em outros. É considerado com um dos maiores artistas contemporâneos e em 2011 recebeu o prêmio de melhor artista na categoria pintura, no Artistes du Monde, em Cannes.

3. Oleg Shupliak

Artista Ucraniano, estudou arquitetura mas optou por trabalhar com sua paixão: a pintura. Usa imagens escondidas para transformar seus trabalhos em fantásticas ilusões de ótica.


4. Rob Gonçalves

Artista canadense, suas obras criam ilusões e interagem entre o mundo real e o imaginário fazendo com que o espectador reflita sobre o que está vendo e tente desvendar os mistérios destas obras.



5. Jacek Yerka

Artista nascido na Polônia, estudou artes plásticas e gráficas antes de se tornar um artista em tempo integral em 1980. A atmosfera pastoral da zona rural polaca fornece uma base sólida para sua arte. Entretanto, são sonhos e exclusivamente a sugestão que retrata a complexidade do seu trabalho.

 

E com essa última obra, do Yerka, consolidamos a ideia de que é no sonho que nosso inconsciente viaja para uma complexa mistura da realidade com os desejos, expectativas, loucura e nossa eterna necessidade de conquistar mundos inatingíveis e que só a ARTE permite torná-los reais.

Saudações artísticas e até a próxima !
Carla Camuso


____________________________________________________________________
Fontes (imagens e dados):
http://www.francescomorante.it/pag_3/313.html
http://lounge.obviousmag.org
http://www.incredibilia.it/dipinti-con-illusioni-ottiche-oleg-shuplyak/ 
http://www.yerkaland.com/

4 comentários: