sábado, 30 de janeiro de 2016

Arte literalmente VIVA!!


Encontrei por acaso o trabalho do Axel Erlandson, que une duas coisas que amo: ARTE e NATUREZA!  Ele simplesmente modelava árvores!
O artista é natural da Suécia, imigrou para os Estados Unidos em 1918 aos 17 anos, mais precisamente para a Califórnia, onde viveu o resto de sua vida. Começou a moldar árvores como hobby em 1925. Curvando cuidadosamente os troncos e galhos foi capaz de fazer desenhos como corações, raios e anéis.  
O próprio Axel dizia que tinha tido uma inspiração divina para moldar as árvores e era capaz de controlar o crescimento, a fim de completar seus projetos artísticos perfeitamente.
 
A partir de 1945, Erlandson comprou um pedaço de terra em Scotts Valley e transplantou suas árvores com muito cuidado para lá. Lá ele abriu um espaço para visitas, o "Árvore Circus" para que as pessoas pudessem apreciar o trabalho que fazia com tanto apreço...

 
As árvores de Erlandson ganharam a atenção da mídia. Segundo o site italiano Incredibilia, Erlandson tinha dito que o único segredo para dar vida às esculturas de árvores era falando com elas.
 Em um período de 40 anos Erlandson criou mais de 70 árvores estranhas e únicas.

Basket tree
 
Infelizmente, o "Árvore Circus" não foi um sucesso financeiro, e também a saúde de Erlandson piorou. Assim, ele foi forçado a vender a propriedade um ano antes de sua morte, em 1964.



Obviamente, fiquei curiosa para saber o que restou e onde poderíamos encontrar alguma espécie ainda viva de suas obras e descobri que em 1985 o proprietário da rede de supermercados Nob Hill Foods comprou algumas árvores e transplantou para seu parque de diversões na Califórnia, chamado Gilroy Gardens.
 
Parque Temático Gilroy Garden
Algumas árvores mortas, foram preservadas e estão no Museu de História da Arte na Califórnia.


Embora não tivesse obtido lucro com seu incrível trabalho de amor e paciência, deixou um interessante legado não somente com suas obras mas inspirando outras pessoas na arte de modelar árvores a exemplo de Pete Cook.
 Pete Cook - Pooktree Garden - Austrália
É possível conferir seu trabalho no link:  http://pooktre.com/

Essa é a prova de que na ARTE, um trabalho de extrema criatividade e bom gosto nunca morre. Um dia ou outro o reconhecimento chega, quer seja pela eternização das obras em museus, biografias do artista ou, principalmente, quando servem de inspiração para outros artistas que mantém viva a ideia original.


Saudações artísticas
Carla Camuso



Fontes:

http://treeshapers.net/axel-n-erlandson

Nenhum comentário:

Postar um comentário