quarta-feira, 24 de junho de 2015

Picasso no Brasil

Pablo Picasso, fotografia de 1954 por Yousuf Karsh.

Até 7 de setembro é possível visitar a exposição que traz 90 peças do artista espanhol Pablo Picasso no Centro Cultural do Banco do Brasil  - Rio de Janeiro, e o melhor: a entrada é franca! Oportunidade imperdível para conhecer um pouco e de perto sobre uma das mais famosas vanguardas modernistas, o Cubismo, cujo artista em questão foi um dos precursores e principal expoente.

Aspectos biográficos do artista


Pablo Picasso era um artista espanhol que tinha um patrimônio líquido de US $ 500 milhões de dólares no momento da sua morte. Pablo Ruiz y Picasso nasceu em Málaga, Espanha, em outubro de 1881 e faleceu em abril de 1973. Ele foi pintor, escultor, ceramista, gravador, cenógrafo, poeta e dramaturgo.  Picasso é um dos artistas mais influentes de todos os tempos e foi o co-fundador do movimento cubista.   
Algumas das obras mais conhecidas de Picasso incluem Les Demoiselles d'Avignon e Guernica.  
A obra de Picasso é frequentemente categorizada em períodos. Período azul (1901-1904), período de Rosa (1904-1906), período de influência Africana,   (1907-1909), cubismo analítico (1909-1912), e cubismo sintético (1912-1919). Suas pinturas Garçon a la pipe foi vendido por $ 104.000.000, Dora Maar au Chat por 95,2 milhões dólares, e Nu, Folhas Verdes e Busto por 106,5 milhões de dólares. 

Garçon à la pipe.jpg
Garçon à la Pipe - Picasso, 1905 - óleo sobre tela
 Em 2011 e 2012, a coleção Picasso contendo as Obras-primas do Museu Nacional Picasso, Paris foi exibido em Seattle, Richmond, San Francisco, Sydney e Toronto. Seus parentes inauguraram o Museu Picasso de Málaga, na Espanha, em 2003. Muitos de seus primeiros trabalhos estão no Museu Picasso em Barcelona. Seu trabalho está no topo do ranking de artistas mais vendidos em leilões. As pinturas de Picasso também foram mais roubadas do que qualquer outro artista. Pablo Picasso faleceu em 08 de abril de 1973 com a idade de 91. Ele foi casado duas vezes e teve quatro filhos.


 A Exposição "Picasso e a Modernidade Espanhola"no Brasil

Guernica - Picasso, 349 cm × 776 cm (1937)
As obras, entre pinturas, gravuras e esculturas, vieram da Espanha, do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, e são todas do período do Modernismo. Foram divididas em oito módulos temáticos pelos quais é possível conhecer a trajetória do artista: os desenhos, a obsessão pela figura feminina, a habilidade na criação de imagens por meio de figuras de geometria (círculos, linhas retas e triângulos), a associação à figura do minotauro, e esboços e pinturas que serviram de preparação para “Guernica”.

Trata-se da obra mais popular do artista, que remete ao bombardeio nazista que destruiu a pequena cidade espanhola em 1937, matando 100 civis. O quadro, por razões de segurança, não pode mais deixar o território espanhol.

Na exposição, o visitante poderá ver a relação de Picasso com mestres da arte moderna espanhola como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, entre outros presentes na mostra, e suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente.

Entre as obras presentes estão "Cabeça de mulher" (1910), "Busto e paleta" (1932), "Retrato de Dora Maar" (1939) e "O pintor e a modelo" (1963), além de estudos e esboços para “Guernica".
Cabeça de mulher, Picasso - 1910
O pintor e a modelo - Picasso, 1963


Duas importantes séries do artista na mostra são a do “Minotauro” e os esboços de "Guernica", além de um segundo esboço da obra feito em grafite num papel azul.

“Guernica” é representada na exposição por uma projeção onde o público vai poder conhecer cada etapa do processo criativo do artista.

De acordo com as informações do Centro de Cultura Banco do Brasil, essa exposição foi organizada e realizada em colaboração com o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e a Fundación Mapfre. A exposição foi realizada inicialmente na Fondazione Palazzo Strozzi, Florença.

A curadoria é do Eugênio Carmona.
Vá e deleite-se!
  

Carla Camuso


FONTES

Pablo Picasso - http://www.celebritynetworth.com/richest-celebrities/pablo-picasso-net-worth/
CCBB do Rio exibe Picasso e a modernidade espanhola - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/cnbb-do-rio-exibe-picasso-e-modernidade-espanhola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário