quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Pintura com lixo ??



O saco plástico do mercado, do açougue, da padaria, a garrafa PET, ou qualquer outra embalagem plástica colorida, após sua utilização vai direto para o lixo? Errado. Vai direto para a tela. Se transforma em cores para serem aplicadas em belíssimas obras de arte. Assim decidiu o artista sul africano Mbongeni Buthelezi. 
O artista despontou como grande nome das artes plásticas africana e internacional em nosso século, trazendo em sua essência uma bela história de determinação.
Buthelezi teve que procurar materiais alternativos porque não podia dar ao luxo de comprar tintas e telas caras. Em um workshop, aprendeu com um artista suiço a utilizar plástico em lugar da tela. 
A partir dessa inspiração ele passa a coletar plásticos que tinha o lixo  como destino e passou a utilizar não somente como suporte mas também como a própria pintura visto que é um material de baixo custo e pode ser encontrado em todos os lugares.
Assim iniciou suas experiências com uma pistola de calor, aplicando o material derretido em um fundo plástico preto. Fez da necessidade uma virtude. 
Por seu trabalho, tem recebido vários prêmios. De acordo com os críticos, sua obra é um símbolo de esperança nesta nova era. Buthelezi foi condecorado pelo Jornal Sul africano "Weekly Mail and Guardian"  por seu compromisso e contribuição para o meio ambiente,  por sua consciência social, criatividade e trabalho árduo.
O artista explica que decidiu usar plástico porque queria que sua obra emergisse da multidão:
"Com aquarelas e outras ferramentas tradicionais que experimentei por um longo tempo no passado, senti que eu tinha atingido um limite. Não crescia mais. Eu queria ser notado e capturar a atenção, porque eu sabia que [ser artista] é um trabalho onde você tem que ser muito especial, se você quiser viver disso ", disse Buthelezi.

O uso do lixo é uma metáfora para a vida. De acordo com o artista, seu trabalho representa a capacidade de extrair as coisas ruins (que não nos servem) e transformá-las em algo bonito e novo. 
 
Cenas da vida diária, retratos e formas abstratas fazem parte de seu repertório de sacos multicoloridos dando vida nova ao que era apenas LIXO. 
Para conhecer um pouco mais de sua obra é só acessar os sites de referência abaixo.

Saudações Artísticas Renovadas
Carla Camuso

Fontes:
http://www.mbongeni-buthelezi.com/



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário