quinta-feira, 24 de março de 2016

Fabergè, uma joia de Ovo de Páscoa


Você já ouviu falar em Ovo Fabergé?  Não... não é uma nova marca de ovo de chocolate... É, literalmente, uma JOIA !!
Conheçam alguns exemplares e um pouco de sua história, já que estamos em período pascoal.

Em primeiro lugar, Peter Carl Fabergé (1846-1920) é o nome de um joalheiro russo que tornou celebridade após ter inventado a famosa joia em forma de ovo.

Sua história começa após receber como herança em 1885 - a Maison Fabergé, o atelier de seu pai. 

Caroline Charron, autora do livro "Fabergé de la cour du tsar à l’exil"  explica que o ourives era um trabalhador incansável e interessava-se somente por sua arte. Enquanto eclodiam as primeiras greves nas fábricas da capital, a empresa do jovem ourives atraía os melhores artesãos oferecendo-lhes ótimas condições de trabalho. Havia uma única exigência: a perfeição.

Seu trabalho de qualidade foi reconhecido pelo czar Alexandre III que o nomeou ourives oficial e imediatamente encomendando um ovo excepcional e valioso que retomaria a tradição de trocar ovos preciosos na Páscoa, como faziam Catarina, a Grande, e Luís XVI e que também pudesse celebrar os vinte anos de casamento com a Imperatriz Maria da Dinamarca.


Assim nasceu o primeiro ovo Fabergé: Em ouro, esmaltado de branco opaco para maior realismo, continha uma gema de ouro fosco. No interior, o czar descobriu uma pequena galinha de ouro gravada, de tonalidades diferentes, com olhos de rubi. Ela encerrava uma minúscula coroa imperial cravejada de diamantes, dentro da qual pendia um ovo de rubi do tamanho de uma cabeça de alfinete.

 











Dali em diante, por mais de 30 anos, a Maison Fabergé fabricaria um ou dois ovos excepcionais (para a czarina e, a partir de 1895, também para a mãe de Nicolau II) a cada Páscoa, a festa religiosa mais importante do calendário ortodoxo.

E todos os anos, na Páscoa, o ourives criava ovos cada vez mais refinados, destinados a surpreender o casal imperial e a todos os nobres da corte, que se apressavam a encomendar pingentes e outras joias. 

Fabergé fabricava seus ovos em diferentes estilos, do Luiz 14 ao estilo art déco, passando pelo Luiz 15, Luiz 16 e art nouveau. Na construção das suas belas e delicadas obras de arte, usava ouro, prata, cobre, níquel, platina e pedras preciosas (rubi, quartzo, diamante, jade, ágata). Cada peça era inspirada em acontecimentos relacionados com a família real, ocorridos durante o período.


As técnicas variavam de entalhe à esmaltação translúcida. As superfícies externas dos ovos eram  cravejadas com diamantes, gravadas em ouro, prata ou platina. Muitas vezes, também, eles escondiam em seu interior pequenas surpresas como pássaros mecânicos, miniaturas ou pérolas.
Com todas essas características históricas, utilização de materiais finos, além do processo criador de extremo cuidado que muitas vezes levava um ano inteiro de trabalho,  surge uma curiosidade: qual seria o valor de um ovo Fabergé?



Sem dúvida, uma joia Fabergé é um objeto muito precioso. Só num leilão em Londres, um pingente pouco menor que 2cm de altura foi arrematado por 14.850 euros equivalente a 61.228,03 reais


 
Quanto aos ovos imperiais, existem cerca de 50 exemplares conhecidos e estão mantidos em sua maioria nos museus ou coleções particulares. Para se ter uma ideia do valor de um desses ovos, basta pensar que, em 2004, um magnata russo conseguiu levar para casa 9 exemplares, gastando 
US $ 100 milhões de dólares, aproximadamente R$ 370.420.000,00 milhões de reais.






Mas o final dessa história não foi tão feliz... pelo menos para o artista! Com a Revolução Russa, a Maison Fabergé foi nacionalizada pelos bolcheviques e a família foi obrigada a fugir para a Suiça, onde Fabergé morre em 1920. Os palácios dos Romanov foram saqueados e os seus tesouros retirados, por ordem de Lenin, para os armazéns do Kremlim.
A boa notícia é que a casa Fabergé ainda existe e continua produzindo joias sob encomenda, com representações na França, Alemanha e Itália.



Fontes:

http://www.ntq-data.com/it/quanto-vale-un-uovo-faberge.html

https://auteurcarolinecharron.wordpress.com/tag/faberge/
http://correiogourmand.com.br
Le Monde Enciclopédia Britânica


Nenhum comentário:

Postar um comentário