domingo, 14 de agosto de 2016

Dia dos Pais - História com Arte

Ostersund: Father and Son
Para se construir a história de qualquer assunto, o ponto de partida é sempre um achado arqueológico com data mais antiga com relação ao tema. O objeto se torna então o “primeiro registro”, ou melhor, a certidão de nascimento de tal coisa. Assim, para o dias dos pais temos como marco inicial uma placa de argila esculpida há cerca de 4.000 anos na Babilônia, em que um homem chamado Elmesu deseja a seu pai saúde, sorte e muitos anos de vida.

Willow Tree - Pai e Filho
De acordo com Claudio Fernandes (2016), em tempos modernos a criação do dia dos pais é atribuída à americana Sonora Louise Smart em homenagem a seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil que criou e educou seis filhos após perder a sua esposa assim que teve seu sexto filho.
Sonora decidiu criar a data quando começou a se popularizar o Dia das Mães, idealizado pela americana Anna Jarvis em 1907.  
A data escolhida foi 19 de junho, aniversário de William Smart e no ano de 1910 ela organizou a primeira celebração do Dia dos Pais na cidade de Spokane (Washington), onde a família morava. 
A comemoração se espalhou pelos Estados Unidos e em 1966 o presidente Lyndon Johnson declarou que o terceiro domingo do mês de junho seria dedicado aos pais. 
A data foi oficializada como uma comemoração permanente pelo presidente Richard Nixon em 1972. Depois, foi instituída em vários países do mundo, alguns no terceiro domingo de junho, outros em 19 de março (Dia de São José), ou em diversas outras datas.
Escultura  de pai e filho em Oslo’s Vigelund Sculpture Park
Já no Brasil, a data foi transferida para agosto, mês tradicionalmente fraco para o comércio, afinal, as datas comemorativas acabam se tornando sempre uma oportunidade de girar a economia do país. Inicialmente o dia escolhido para a comemoração foi 14 de agosto (Dia de São Joaquim, padroeiro da família). Isto aconteceu no ano de 1953 quando o publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal e rádio O Globo, sugeriu essa data associando ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos.
Representação em bronze de Reuben Crewe abraçando seu filho
Na ocasião foi realizado um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais velho e o que tivesse o maior número de filhos. Foram premiados um pai de 16 anos, um de 98 e um com 31 filhos. O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. Nos anos seguintes, a data foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

A relação PAI x FILHO é uma temática que inspira muitos artistas ao produzir suas obras. Como não poderia deixar de ser, selecionei algumas expressivas esculturas exclusivamente com esse título: Pai e Filho que estão distribuídas ao longo do texto e algumas abaixo. 

Carlos Printe - Pai brincando com criança. (alumínio e papel)
Anne Tryba - Pai e filho em cerâmica
Simplesmente e expressivamente maravilhosas  
Father and Son, Olympic Sculture Park, Seattle

 Parabéns a todos os pais
Abraço carinhoso
Carla Camuso

Referência:
FERNANDES, Cláudio. "História do Dia dos Pais"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 14 de agosto de 2016. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário