domingo, 23 de agosto de 2015

Dismaland - Versão satírica da Disneylandia criada por Banksy


Dismaland, parque temático sombrio criado por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)
 
Se a fama de Banksy foi construida em cima de figuras emblemáticas, satíricas, girando principalmente em torno da crítica ao sistema capitalista, denúncias sobre os problemas atuais da sociedade, ele não podia ter tido um insight melhor para criar sua mais recente e grande obra: Dismaland, um parque que recria, ou melhor, faz uma releitura do mundo fantástico da Disneylandia sob uma ótica inversa: "a vida não é sempre um conto de fadas"... frase do próprio Banksy em uma de suas obras anteriores.
De acordo com  Aleynne (CNN), logo na entrada os visitantes são recebidos por uma garota com olhar mórbido e orelhas de Mickey Mouse, cumprimentando-os às portas da antiga piscina pública e avistam imediatamente um castelo de conto de fadas decrépito em um fosso de água escura e uma van da polícia caida. Em torno dela: uma lâmina de cabeça para baixo formado a partir de um caminhão velho maltratado, um carrossel de uma antiga escola e uma roda-gigante, entre tantas outras surpresas.
Banksy's new amusement park, called Dismaland, is dark, funny, and topical -- everything you'd expect from the controversial street artist.  

O parque foi aberto oficialmente ao público neste sábado, dia 22 de agosto, anunciado como um "parque de espanto", uma visão distorcida do chamado "lugar mais feliz na Terra" a Disney, sendo esta a sua maior exposição.
Para os que não conhecem Banksy, é um artista de rua misterioso cuja identidade até hoje não foi revelada ao público. Sabe-se apenas que ele foi criado numa cidade vizinha de Bristol e construiu sua reputação artística com grafittes frequentemente cômicos por todos os lugares de Londres a Gaza. Explorou temas como a guerra, a corrupção política, a esperança e a revolução com stencils e tinta spray.
Outros artistas fazem parte da mostra a exemplo de
Damien Hirst, Jenny Holzer, e o próprio Banksy com obras independentes (que não fazem parte da temática do parque), juntamente com artistas menos conhecidos. Muitos dos mais de 50 artistas de 17 países exibem uma quota de irreverência comum para o estabelecimento político e cultural.
Dismaland, parque temático sombrio criado por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)
(Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)

Dismaland, parque temático sombrio criado por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)
Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)
Como foi dito, não é somente a Disney o centro das atenções na Dismaland. Há outras instalações a exemplo barcos de migrantes cercado por corpos flutuando.
Not every piece was quite so whimsical. This more topical installation -- one of the many games at the amusement park -- makes a powerful statement about the ongoing migrant crisis.
Barco de refugiados
E esculturas gigantes a exemplo dos caminhões retorcidos
Caminhões retorcidos ligados por suas composições no ar formam escultura de Banksy na 'Dismaland', em Weston-Super-Mare (Foto: Toby Melville/Reuters)
(Foto: Toby Melville/Reuters)
Na realidade, " é um parque familiar, porém, inadequado para crianças", afirma o próprio artista.
Afinal, tudo o que está exposto serve como reflexão para os rumos que a humanidade vai tomando e nem se dá conta dos malefícios que vão sendo constituídos a partir de suas ações.

Dismaland, parque temático sombrio criado por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)
Foto: Reuters/Suzanne Plunkett
A arte sempre esteve aberta à interpretação... propostas como essas, atingem a função humanizadora, a partir do momento que traz profundas reflexões.
dismaland-peek
Dismaland brochure / Park aerial view courtesy Upfest / Photo of construction



Por: Carla Camuso
Fontes: CNN Style
              G1.globo.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário