quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Loving Vincent


Uma verdadeira obra de arte da cinematografia está para ser lançada em meados de 2017... Loving Vincent - um longa metragem que contará a vida do pintor pós impressionista Van Gogh. Mas não é somente um filme biográfico. É uma forma de fazer com que as pessoas conheçam a sua obra através de um meticuloso trabalho de animação usando a técnica de pintura a óleo, mesma técnica utilizada pelo artista ao longo de sua curta vida, ou seja, os quadros de Van Gogh ganharão vida e ajudarão nessa missão de mostrar como o artista viveu e morreu.

Não é o primeiro filme sobre o pintor holandês, claro. Um artista que tanto despertou o imaginário coletivo com sua personalidade atribulada e que criou uma linguagem pictórica tão particular e inimitável foi sempre fonte de inspiração de vários diretores cinematográficos a exemplo de:

Alain Resnais com o filme Van Gogh (1948),
Minnelli com o filme Lust for Life Vincente (1956), 
Paul Cox com o filme Vincent (1987),
Akira Kurosawa com Sonhos (1990) que se aproxima bastante da ideia contemporânea de Loving Vincent pois no filme o personagem principal entra nos quadros de Van Gogh como num sonho realmente, 
Robert Altman com Vincent & Theo lançado no mesmo ano(1990) e ainda 
Maurice Pialat  com o filme Van Gogh (1991). 

Mas o destaque dessa nova obra está exatamente na ideia do projeto da polonesa Dorota Kobiela, diretora e pintora e Hugh Welchman, produtor e codiretor do projeto, também polonês, que já foi vencedor do Oscar de curta de animação em 2008.
A proposta foi baseada nas mais de 800 cartas que Van Gogh escreveu e os relatos são narrados por personagens de suas obras. Utilizaram uma gravação prévia com atores que interpretam os personagens e depois de gravadas, cada imagem do filme recebe uma pintura a óleo seguindo o estilo das telas do pintor. 
Foram 62.450 pinturas feitas por 85 pintores, sendo essa técnica pioneira em uma animação, logo... uma obra digna de ser chamada de "prima" do cinema.
Com o trailler mostrado acima já dá para saborear um pouco do que vem por aí. Aguardaremos ansiosamente !!! 

Saudações pós impressionistas
Carla Camuso 🎬


Fontes:
http://www.artribune.com/television/2016/06/video-van-gogh-al-cinema-film-registi/
Canal Cultura UOL (para saber mais, clique no link)


Nenhum comentário:

Postar um comentário