segunda-feira, 24 de abril de 2017

Projeção Mapeada (Video Mapping)

O vídeo mapping, mais conhecido para nós como "projeção mapeada" é uma linguagem artística contemporânea que nasce de dois grandes avanços tecnológicos não tão novos assim: a projeção cinematográfica e o computador. 
Esses dois elementos dão suporte para criação de artistas que projetam em superfície irregular uma sequência de imagens em 2D ou 3D baseadas no formato do local onde receberá a projeção. 
Tem sido muito utilizado em fachadas de prédios públicos, edifícios, monumentos e de acordo com o tipo de evento pode ser criado uma narrativa audiovisual.
A ideia surgiu em meados de 2007 com a experiência de uma analista de internet, Mary Meeker, quando apresentou um gráfico demonstrando essas possibilidades de projeção e rapidamente foi absorvida pelo mercado de consumo como uma técnica de publicidade. Posteriormente, os artistas se apropriaram da técnica como linguagem artística e esta se expandiu pelo mundo.
No Brasil esse tipo de projeção ganhou força a partir de 2010 em São Paulo, especialmente em eventos comemorativos no âmbito cultural. A partir daí, outras capitais como Rio de Janeiro, Brasilia, Curitiba, Recife, Natal, Salvador proporcionaram o espetáculo em grandes eventos públicos, para a apreciação da população.
Em Porto Seguro, o público geral teve a oportunidade de presenciar uma apresentação de projeção mapeada, dez anos após a sua criação. O video, com duração de pouco mais de 9 minutos foi criado especificamente para a comemoração do dia do "descobrimento" do Brasil em  22 de abril de 2017. 
"O descobrimento", título atribuído ao video, foi projetado na fachada da Igreja Nossa Senhora da Pena com uma sequência narrativa que ressalta a beleza do país antes e depois da chegada dos portugueses, além de brincar com as inúmeras possibilidades estético-visuais que o formato de criação pode trazer, com figuras geométricas, grafismos, fotografias de mapas cartográficos e explosões de formas e cores. Apreciem esse momento histórico...


Para interessados na produção da projeção mapeada, ou pelo menos no conhecimento de como funciona, disponibilizo o manual produzido por Paloma Oliveira e Mateus Knelsen: "Entre a luz e a forma" no link abaixo:

Entre a luz e a forma - um breve manual sobre projeção mapeada (download).

Saudações artísticas 

Carla Camuso




Fontes utilizadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário